Reportagens › Imigração japonesa é tema de folia pré-Carnaval em São Paulo e Tatuí
Japao100.com.br, 24/01/2008LUIZ FUKUSHIRO
O Carnaval ainda não chegou, mas a folia do centenário da imigração japonesa começa uma semana antes. Na cidade de São Paulo e em Tatuí (a cerca de 140 km da capital paulista), blocos carnavalescos cantam e dançam em comemoração aos cem anos da chegada do navio Kasato Maru neste fim de semana pré-Carnaval.
Harmonia no samba
Em São Paulo, o bloco Wa no Samba desfilará no Pholia , evento que reúne diversos grupos de foliões no Memorial da América Latina no próximo sábado, dia 26. O bloco, organizado por Claudio Kurita e o casal Akio e Tamiko Ogawa, surgiu de um grupo de nikkeis (japoneses e descendentes) que resolveu mostrar que tem samba no pé.
O bloco ganhou forma com a integração entre os organizadores e o bar Salve Simpatia, no embalo da bateria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Aos poucos, foram angariando novos membros nos ensaios e esperam que mais de 300 desfilem no bloco. O Wa no Samba teve até representante na eleição da Miss Pholia 2008, no qual a princesa do bloco, a japonesa Joe Kasai, concorreu.
Quem quiser participar pode comprar o abadá que dá acesso ao bloco no próprio local do evento, que começa às 18h30. Para quem preferir se aquecer antes de desfilar no Memorial, haverá uma concentração no bar Salve Simpatia, na rua Mourato Coelho, 1329, no bairro de Pinheiros, na capital paulista, a partir das 15h.
Wa, na língua japonesa, significa "harmonia", mas também pode adquirir o sentido de "aquilo que é do Japão". Segundo Akio Ogawa, essa ambigüidade é proposital: "Queremos juntar no bloco os japoneses que vieram do Japão e os jovens nikkeis, um bloco de isseis, nisseis, sanseis e 'não-seis'", brinca. No estandarte, as frutas e verduras representam parte da história agrícola dos imigrantes recém-chegados ao Brasil.
Festa no interior
O pré-carnaval nipônico de Tatuí, interior de São Paulo, acontece no tradicional baile Vermelho & Preto . Em sua 29ª edição, a festa celebrará o centenário da imigração japonesa, dando o pontapé inicial para as comemorações na cidade. A associação Atlética XI de Agosto será decorada com temas japoneses para recepcionar as dez horas de festa, cujo tema é "Brasil é a Terra do Sol Nascente".
O grupo de taiko da Associação Nipo-Brasileira de Sorocoba abrirá o evento, que, além de oferecer comidas típicas, terá performances de judô e de cosplay (pessoas vestidas como personagens de desenhos animados e quadrinhos japoneses) durante a noite. No quesito samba, os foliões poderão se divertir ao som da bateria da escola
de samba paulistana X-9. Mas para os que não gostam do ritmo, haverá uma pista que tocará música eletrônica. Tudo em ritmo de integração
Pholia Sábado, 26 de janeiro, às 18h30 Memorial da América Latina Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo, SP www.pholia.com.br |
Vermelho & Preto Sábado, 26 de janeiro, às 22h Associação Atlética XI de Agosto R. Prof. Oracy Gomes, 598 – Tatuí, SP www.bailevermelhoepreto.com |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil