Reportagens › Exame homenageia empresários nipo-brasileiros
Indique para um amigo
www.japao100.com.br, 4/06/2008
Exame homenageia empresários nipo-brasileiros
Nara Bianconi
A revista Exame promoveu um evento para homenagear 11 empresários empreendedores nipo-brasileiros, entre eles estão Satoshi Yokoda, vice-presidente executivo a Embraer; Marino Kurita, da Hikari, Jorge Maeda, do Grupo Maeda, e Hideaki Iijima, do Soho Hair Internacional. Assista aos vídeos.
Álvaro Motta
Os homenageados da noite (da esq. p/ dir.): Renato Nakaya, presidente da Sakura; Yeda Cherubini, diretora de compras da Kitano; Tochimiti Sasazaki, presidente da Sasazaki; Shunji Nishimura, da Jacto; Jorge Maeda, do Grupo Maeda; Chieko Aoki, do Grupo Chieko Aoki, detentor da Blue Tree Hotels; Ruy Ohtake, da Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo; Marcelo Takaoka, da
Y. Takaoka; Satoshi Yokota, vice-presidente executivo da Embraer; Ai Iijima, filha do fundador do Soho Hair Internacional, Hideaki Iijima; e Marino Kurita, da Hikari.
No dia 04 de junho, a revista Exame promoveu o Encontro Exame Centenário da Imigração Japonesa, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, que teve como mote uma homenagem ao empreendedorismo da comunidade nipônica no Brasil, que é a maior fora do Japão, com mais de 1 milhão de descendentes. O evento faz parte do projeto Abril no Centenário da Imigração Japonesa.
Durante a cerimônia, aberta com um discurso do vice-presidente executivo da Editora Abril, Jairo Mendes Leal, foram destacados importantes valores da sociedade japonesa, como a disciplina e a disposição para poupar, que se destacam como fatores decisivos no modo como seus imigrantes conseguiram prosperar no Brasil.
Logo após o discurso, os convidados presenciaram um debate que buscou retratar algumas das contribuições dos nipo-brasileiros à cultura do país ao longo do último século. Participaram da discussão a historiadora, doutora em Ciências Sociais e autora do livro “Os Japoneses”, Célia Sakurai, o professor, doutor e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses, Alexandre Uehara e o economista, professor, doutor em Engenharia de Produção e vice-coordenador de MBA do IBMEC, Otto Nogami.
No final do evento foi feita uma grande homenagem a onze famílias e empresários da colônia japonesa no Brasil, que fizeram história desde que aportaram aqui. Todos eles, ao receberem uma placa de congratulações e reconhecimento, ressaltaram seu orgulho de pertencerem à comunidade nipônica, conhecida pelo seu grande esforço e empenho em trabalhar e prosperar. Os homenageados foram:
- Chieko Aoki, do Grupo Chieko Aoki detentor da Blue Tree Hotels;
- Hideaki Iijima, presidente fundador do Soho Hair Internacional;
- Ruy Ohtake, da Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo;
- Satoshi Yokota, vice-presidente executivo da Embraer;
- Família Kitano, da Yoki;
- Família Kurita, da Hikari;
- Família Maeda, do Grupo Maeda;
- Família Nakaya, da Sakura Nakaya Alimentos;
- Família Sasazaki, da Sasazaki;
- Família Takaoka, da Y. Takaoka;
- Shunji Nishimura e família, da Jacto
Veja mais detalhes sobre o evento no vídeos abaixo.
Jorge Maeda, do Grupo Maeda
Em 1927, Tsunezaemon e Aiko Maeda, e seus dois filhos, vieram do Japão no navio Manilha Maru, para tentar a vida no Brasil. A família, que instalou-se na região nordeste do Estado de São Paulo, dedicou-se particularmente a cultura do algodão por muitos anos. De colonos a meeiros, de arrendatários a donos de terra, os Maeda inscreveram seu nome na história. Foi na cidade de Ituverava (SP) que começaram a construir seu patrimônio, depois de muita luta e sofrimento. Com o passar das décadas, expandiram seus negócios para cidades vizinhas e diversificaram os negócios. Hoje, o Grupo Maeda tem joint-ventures no setor de etanol e açúcar e cultiva mais de 100 mil hectares de lavouras produzindo algodão, soja, milho e sorgo. O presidente do grupo, Jorge Maeda, nascido em Ituvevava em 1951, e formado engenheiro agrônomo, foi um dos homenageados do evento, e conversou um pouquinho com a nossa repórter, Nara Bianconi, durante o evento.
Satoshi Yokota, vice-presidente executivo da Embraer
Um dos quatro filhos de um alfaiate, imigrante japonês, o engenheiro eletrônico Satoshi Yokota está há quase quatro décadas dentro da Embraer. O hoje vice-presidente de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da empresa, começou em 1970, cinco anos depois de ser formar no afamado Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA.
Entre suas responsabilidades, além das que seu título indica, estão as políticas ambientais e a concepção de novos produtos. Recentemente divulgou da redução do consumo de combustível dos jatos de grande porte em cerca de 3%. Durante a cerimônia, Satoshi mostrou-se bastante emocionado por ter sido um dos homenageados da noite.
Hideaki Iijima, do Soho Hair Internacional
Todos os dias ele varre o quarteirão onde mora, de madrugada, antes do sol nascer. Aos 58 anos, Hideaki Iijima está no Brasil há 28 anos, e é o criador do Soho Hair Design. Entre os princípios mais cuidadosos pelo empresário está o da limpeza, que ele cultiva não apenas em sua vida pessoal e nas unidades de sua rede, mas também como forma de conscientização da cidadania.
Na ocasião em que foi homenageado pela revista Exame, Iijima estava viajando a negócios, e pediu para que sua filha Ai Iijima, que trabalha ao seu lado, subisse ao palco para representá-lo. Quem também esteve presente no evento foi Sueli Sakata, sua assessora administrativa e braço direito desde que chegou ao país. Sueli aproveitou a oportunidade para conversar conosco e dar suas impressões sobre o empresário.
Marino Kurita, da Hikari
Em 1913 o casal Heite e Ume Kurita, originário de Fukuoka, aportou no Brasil com destino a cidade de Registro, no interior de São Paulo. A vida dura na lavoura não impediu que eles incentivassem seus quatro filhos nos estudos, o que em pouco tempo revelou o talento dos meninos na arte do comércio. Em 1965 lançaram embalagens menores para inúmeros itens de armazéns dando inicio as atividades da Hikari. Presente em 12 mil pontos de vendas em todo o país, a marca é hoje comandada pelo sansei Marino Hikari, que apesar de estar à frente de um grande império, demonstra simplicidade em seu discurso para o site Japão 100, onde contou um pouco mais sobre a trajetória de sua família.
Visite o site: www.exame.com.br
veja mais
Casamentos nipo-brasileiros adaptam e resgatam tradições dos dois países
Filhos de dekasseguis: educação de mão dupla
Over Moyashi – reinvenções de um Japão inventado e brasileiro
Japão Pop Show
Arte e cultura japonesas
Do Oriente para o campo
De A a Z - 100 legados japoneses
Nipo-brasileiros estão mais presentes no Norte e no Centro-Oeste do Brasil
Tempurá misto
Sushi de salmão, atum e kani