Agenda › Sessões gratuitas de cinema exibem clássicos japoneses
Sessões gratuitas de cinema exibem clássicos japoneses A Fundação Japão exibe novos filmes em seu espaço cultural, dentro do projeto Sempre Cinema, com clássicos produzidos por Akira Kurosana, Kenji Minoguchi e Shohei Imamura.
As seções são gratuitas e acontecem às terças, às 19h30, e às quintas, às 15h. O local comporta cem pessoas e a lotação é por ordem de chegada.
De 28 de outubro a 11 de dezembro, serão exibidos “Oharu - Vida de Uma Cortesã” e “O Intendente Sansho”, de Mizoguchi, “A Luta Solitária”, de Kurosawa, e “O Profundo Desejo dos Deuses”, de Imamura. Os filmes têm legendas em português.
Veja a sinopse e as datas de exibição dos filmes abaixo:
Oharu - Vida de Uma Cortesã (Saikaku ichidai onna) (Dir.: Kenji Mizoguchi. 1952, 148 min., preto e branco) Baseado em um romance de Saikaku Ihara. No Japão do século 17, uma velha prostituta refugia-se da polícia num antigo templo. Ali, Oharu recorda seu passado, quando era dama de companhia no palácio do imperador, cortejada pelo nobre samurai Katsunosuke. Por causa de um encontro clandestino, ele foi morto e Oharu, banida. Tornou-se dançarina e, mais tarde, foi escolhida como concubina do poderoso senhor Matsudaira. Datas de exibição: (Dir.: Kenji Mizoguchi. 1954, 126 min., preto e branco) No final do período Heian (séc. 11-12), uma mulher da aristocracia, acompanhada do filho Zushio, da filha Anju e de uma serva, viaja por uma praia de Echigo. A mulher é Tamaki, esposa de Masauji Taira, exilado por tentar defender camponeses pobres. Durante a jornada, os viajantes são enganados por mercadores de escravos. Tamaki é levada para a longínqua ilha Sado, a criada se mata e os dois irmãos são vendidos como escravos ao cruel intendente Sansho. (Dir: Akira Kurosawa.1945, 95 min, colorido) Durante a guerra, um jovem cirurgião do Exército, Kyoji Fujisaki (Toshiro Mifune), infecta-se com sífilis, enquanto cura um ferido. Terminado o conflito, essa enfermidade será motivo de discussão entre o médico e sua prometida. O doutor se vê em uma encruzilhada: a de aceitar a responsabilidade de uma vida familiar, à sombra de sua doença, ou dedicar-se plenamente à medicina. (Dir.: Shohei Imamura. 1968, 175 min., preto e branco) Por quatro dias, uma tempestade assola uma ilha chamada Kurage, no extremo sul do Japão. Uma gigantesca rocha irrompe no meio do campo, provocando o pânico entre os habitantes. Ryu Tatsugen, o chefe local, acredita que se trate de uma vingança do demônio pela consumação do incesto entre Nekichi e sua irmã Uma. Assim, acorrenta Nekichi, ordenando-lhe que cave um buraco para enterrar a rocha. Em seguida, toma Uma como amante. |
InformaçõesSempre Cinema - Especial Clássicos do Cinema JaponêsOnde Espaço Cultural Fundação Japão em São Paulo - av. Paulista, 37, 1º andar – São Paulo. Próximo à estação Brigadeiro do metrô Quando De 28 de outubro a 11de dezembro de 2008. Terças, às 19h30, quintas, às 15h Quanto Entrada gratuita. Lotação por ordem de chegada Contato Tel. (11) 3141-0110 www.fjsp.org.br info@fjsp.org.br |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil