Agenda › Festival okinawano terá desfile com 700 tocadores de taiko
Festival okinawano terá desfile com 700 tocadores de taikoA comunidade de descendentes da província de Okinawa em São Paulo celebra o centenário da imigração neste final de semana, de 22 a 25 de agosto, com missa, shows, desfiles, torneios esportivos e debates.
O destaque da programação é o 6º Festival Okinawa, que acontece na Vila Carrão, no dia 23 de agosto, a partir das 12h. O evento traz a oportunidade de ver músicas e danças típicas da província localizada no sul do arquipélago japonês. Estima-se que 150 mil dos 1,5 milhão de nipo-brasileiros no Brasil sejam originários de Okinawa.
O momento principal da festa será um desfile artístico, com 700 tocadores de taiko okinawano vindos de várias regiões do país, “misses Ryukyu” (Ryukyu era o nome de Okinawa antes de o território ser anexado ao Japão) e autoridades e delegações vindas do Japão, Estados Unidos e Peru, entre outros países.
Cerca de 200 mulheres vestidas com o tradicional quimono de Okinawa, chamado “bingata”, também se apresentam no desfile, com a dança típica yotsudake. O desfile termina com samba, com participação da Rosas de Ouro.
O festival terá ainda a apresentação de cerca de 400 karatekas – a arte marcial surgiu em Okinawa -, mais de 250 músicos tocando shamissen e shows com os cantores Megumi Gushi (de Okinawa) e Joe Hirata e a banda Tontonmi.
O evento termina por volta das 22h30. O ingresso será um quilo de alimento não-perecível.
Shows, esportes e conferências
Já a Associação Okinawa Kenjin do Brasil organizou uma série de atividades para celebrar o centenário da imigração okinawana, entre os dias 22 e 26 de agosto. No bairro da Liberdade, a associação realiza uma missa aos antepassados às 10h, em sua sede. Também realiza shows de dança e música nos dias 23 e 24 de agosto no Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema, com entrada gratuita.
Na segunda-feira, dia 25 de agosto, será a vez de debates e conferências sobre negócios, saúde e questões femininas, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, com a realização simultânea da Segunda Conferência Mundial dos Uchinanchus, o 12º Encontro Mundial do WUB (Associação Mundial de Empresários Uchinanchus de Okinawa) e o 2º Fórum Feminino Internacional.
Ainda dentro da programação do centenário da imigração da comunidade okinawana, haverá três eventos esportivos, de judô, gatebol e golfe, com participação de atletas do Brasil e de outros países.
Para mais detalhes sobre as programações, acesse os sites www.uchina.com.br e www.associacaookinawa.com.br. |
Informações6º Festival OkinawaOnde Associação Cultural Okinawa Vila Carrão: Pça. Haroldo Daltro, 297, Vila Nova Manchester – São Paulo Quando Dia 23 de agosto, das 12h às 22h30 Quanto Um quilo de alimento não-perecível Contato Tel. (11) 2296-1120 www.associacaookinawa.com.br Centenário da imigração okinawana no Brasil Shows de dança e música: 23 e 24 de agosto Centro Cultural Okinawa do Brasil - av. Sete de Setembro, 1.670 – Diadema. Entrada gratuita Conferências: 25 de agosto Hotel Maksoud Plaza - al. Campinas, 150, Jardim Paulista – São Paulo. Entrada gratuita Contato Tel. (11) 3106-8823 (Associação Okinawa Kenjin do Brasil) www.uchina.com.br |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil