Divulgação |
 |
|
Acampamento de escoteiros promove atividades comemorativas ao centenário
O Bamboo Camp é o acampamento escoteiro que comemora os 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Ele acontece a partir desta quarta-feira (16/7) e segue até sábado (19/7), no Kokushikan, em São Roque, no interior de São Paulo, (aproximadamente a 40 minutos de carro da USP - Universidade de São Paulo). Serão mais de 700 escoteiros acampando, fazendo amigos e realizando atividades típicas da cultura japonesa, como os tradicionais ikebana, origami e taikô; a dança pop yosakoi soran (verdadeira mania entre os jovens japoneses), tomando banho de ofurô e, como não podia faltar, muitos jogos escoteiros.
O Bamboo Campo procura, além de trazer a cultura japonesa para os escoteiros nikkeis e para os não-descendentes, voltar à essência dos acampamentos escoteiros, com muitas competições, montagem de pioneirias (construção de torres, mesas e até acampamentos inteiros com bambu ou madeira) e, é claro, atividades culturais e integração, como um festival de bandas escoteiras.
O grande diferencial deste acampamento será o uso do bambu. Sêniores e guias (como são chamados os escoteiros e escoteiras de 15 a 18 anos) irão montar bases de bambu e fazer um verdadeiro acampamento suspenso. Os jovens também irão construir torres de observação e portais, utilizando somente força, cordas, câmara de pneu e bambus.
Já escoteiros e escoteiras (crianças de 11 a 15 anos) irão aprender a conversar em japonês e gastarão bastante energia no desafio físico e no jogo do Naruto, que promete trazer o grande sucesso da TV para o acampamento. Competição de catapultas, construção de arco e flecha também fazem parte da programação.
Atividades especiais
Haverá workshops de taikô (tambores japoneses), workshop de beisebol (com membros da seleção brasileira) e uma aula de yosakoi soran (um novo tipo de dança em grupo que junta canções e ritmos tradicionais japoneses com rock, pop, hip hop).
No sábado, haverá uma atividade especial aberta ao público, o Porto Brasil.
Comemorando os 100 anos da imigração japonesa, serão homenageados também todos os outros imigrantes que tiveram a mesma saga dos nipônicos. Dificuldades na língua, na alimentação, o choque cultural e a saudade dos amigos e parentes que oceanos separaram. Esta foi a experiência dos italianos, alemães, judeus, árabes, coreanos, africanos e todos os povos que, com muita coragem e trabalho, contribuíram com o que chamamos hoje de Cultura Brasileira.
E todos estes povos vieram de avião? A maioria veio através de um "Porto Brasil" que acolheu seus sonhos e esperanças de braços abertos. O Porto Brasil no Bamboo Camp será este caldeirão cultural que representa nossa sociedade, multifacetada, multirracial, integrada harmonicamente. O Porto Brasil é a realização do mais alto ideal escoteiro de convivência harmônica entre raças, credos e culturas.
Todos são bem-vindos ao Porto Brasil onde haverá atividades relacionadas com diversos povos que compõem a colcha de retalhos que forma o nosso país.
OBS: Texto de Raquel Hoshino (a blogueira de “DNA Mestiça"), que está na organização do Bamboo Camp.
|
Informações
Bamboo Camp
Quando
De 16 a 19 de julho, (somente para escoteiros)
Onde
Centro Kokushikan Daigaku - Rodovia Bunjiro Nakao, km 48 - Bairro do Carmo - São Roque - SP
Porto Brasil
(aberto a todos os visitantes): 19 de julho (sábado), das 9h às 13h. Entrada: R$ 5,00. Estacionamento no local.
Para comodidade dos visitantes, haverá um café, o Bamboo Café, que venderá águas, refrigerantes e salgados. Haverá também uma lojinha com souvenirs. Banners sinalizarão os melhores lugares para bater fotos de recordação.
Contato
www.bamboocamp.com.br
|