Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Agenda › Mostra traz panorama da arte nipo-brasileira

Indique para um amigo

Fotos divulgação
Obra de Kazuo Wakabayashi

Mostra traz panorama da arte nipo-brasileira

O Espaço Cultural BM&F Bovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros) promove uma exposição em homenagem aos japoneses e descendentes que se destacaram no universo das artes a partir de julho. São 70 obras - entre pinturas, ukiyo-ê, cerâmicas, esculturas, sumi-ê e mangás - de mais de 40 artistas, entre eles Manabu Mabe, Jorge Mori, James Kudo e Tomie Ohtake.
 
A exposição “Do Ukiyo ao Mangá”, com curadoria de Luzia Portinari Greggi, será inaugurada no dia 15 de julho e abre para o público do dia 16 de julho a 19 de setembro. A mostra procura traçar um panorama da arte nipo-brasileira e sua influência sobre a produção artística brasileira.
 
As obras estão dividida em três fases.
 
A primeira, a dos “Pioneiros”, que abrange as décadas de 1930 e 1940, traz trabalhos dos membros do grupo de artes plásticas Seibi e Guanabara, com destaque para retratos, paisagens e naturezas-mortas. Também há uma seleção de gravuras ukiyo-ê japonesas. Desta fase há obras de Tomoo Handa, Jorge Mori, Alina Okinaka, Tadashi Kaminagai, Massao Okinaka e Manabu Mabe, entre outros.

 

"Represa de Santo Amaro", de Manabu Mabe

A segunda fase, chamada “Pós-Bienal ou Pós-Guerra”, é a que ocorreu após a 1ª Bienal, de 1951, em que os artistas focaram no abstrato moderno. Desta fase há trabalhos de Fukushima, Kazuo Wakabayashi, Yutaka Toyota, Tomie Ohtake, Tomoshige Kusuno, Flavio Shiró e Manabu Mabe.
 
Depois, a mostra traz obras dos “Contemporâneos”, que vai dos anos 1970 até os dias atuais, com muita arte pop, incluindo o mangá. Os artistas desta fase incluem James Kudo, Oscar Oiwa, Yugo Mabe, Takashi Fukushima,Titi Freak, Urata Spancall, Yumi Takatsuka e Yasuo Ogawa.

 

"Abstrato IV", de James Kudo

Haverá ainda uma área com cerâmicas e esculturas de artistas como Toshiko Ishii, Kimi Nii, Shoko Suzuki, Mieko Ukeseki, Megumi Yuasa, Yutaka Toyota, Roberto Okinaka, Sakai do Embu, Futoshi Yoshizawa e Nobuhiko Suzuki.

 

Informações

Do Ukiyo ao Mangá - BM&F Bovespa nos 100 anos da imigração

Onde
Espaço Cultural BM&F Bovespa
Praça Antonio Prado, 48, Centro – São Paulo

Quando
De 16 de julho a 19 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Visitas monitoradas devem ser agendadas pelo tel. (11) 3119-2404

Quanto
Entrada grauita

Contato
www.bmf.com.br

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família



Blog da Redação

Os próximos passos
O ano do centenário está terminando, e este site vai mudar. Convidamos todos a continuarem participando!
Leia mais

Meu Japão

Brasileiros sem-teto
Eu e o Ewerthon escrevemos uma reportagem para a BBC Brasil sobre os brasileiros sem-teto no Japão.
Leia mais

Cultura Pop

Mundo
Os brasileiros estão se adaptando ao Japão. E os japoneses sempre lembram que o Brasil é parte da BRIC.
Leia mais




 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados