Divulgação |
 |
As pipas japonesas (tako) decoram a entrada do CCBB: colocadas em diversas alturas, dão a impressão que estão voando |
Culturas nipo-brasileira e japonesa ocupam CCBB do Rio de Janeiro
Uma das principais comemorações cariocas do centenário da imigração, a mostra "Nippon – 100 anos de integração Brasil-Japão" será aberta no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ) no dia 27 de maio. Ocupando todos os espaços do prédio, fica em cartaz até 13 de julho. Depois, segue para o CCBB de Brasília, com inauguração prevista para 4 de agosto.
A programação aborda tanto o aspecto tradicional da cultura nipônica – como o ukiyo-e e as armaduras samurais – quanto a arte nipo-brasileira de hoje, com obras de Kimi Nii, Tomie Ohtake, Flavio Shiró e outros artistas. Está divida em quatro módulos, além de contar com diversas atividades paralelas. Confira um pouco de cada parte da exposição.
Módulo I – Tradição
Localizado no segundo andar, o módulo da tradição terá uma estátua de Buda para recepcionar os visitantes e uma exposição de armaduras, armas, quimonos, entre outros objetos. Xilogravuras de Ukiyo-e também poderão ser apreciadas pelos visitantes.
Uma linha do tempo fará um paralelo entre as histórias do Japão, do Brasil e do Ocidente. E a reprodução do interior de uma casa japonesa apontará algumas influências que a arquitetura oriental exerceu no trabalho de arquitetos como Frank Lloyd Wright e Le Corbusier e na Bauhaus, famosa escola de design.
Ainda nesse andar, haverá exibições de trechos dos filmes “Musashi” e “As Irmãs Makioka”.

Módulo II – Dô - O Caminho
No primeiro andar o tema é a relação entre arte nipônica e cotidiano, dentro do conceito de dô (“caminho”). Ou seja, neste módulo será possível observar os arranjos florais de ikebana ou kadô (caminho da flor); a cerimônia do chá no chadô (caminho do chá) e a caligrafia do shodô (caminho da escrita).
Módulo III – Da imigração japonesa à cultura nipo-brasileira
A relação Brasil-Japão será mostrada por meio da arte e dos artistas nipo-brasileiros. A primeira geração é representada por Tomoo Handa, Tikashi Fukushima, Tadashi Kaminagai, Takaoka, Jorge Mori e Kazuo Wakabayashi. A seguinte é ilustrada pelos nomes de Flávio Shiró, Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Tomoshige Kusuno e Yutaka Toyota. Os artistas contemporâneos são representados por Takashi Fukushima, Kimi Nii, Megumi Yuasa, entre outros.
A história da imigração será contada por uma linha do tempo – que se inicia antes de 1908 –, e por documentos, como a lista de passageiros do Kasato Maru e o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países.
Módulo IV – Japop
A influência nipônica no Brasil (e vice-versa) poderá ser apreciada em uma instalação assinada pelo estilista Jum Nakao e por meio de mangás, cosplays e filmes japoneses
Completando a mostra, o casal de robozinhos Chroino e FT, vindos diretamente do Japão, farão uma apresentações de suas habilidades.
Atividades paralelas
As oficinas abrangem as mais diversas artes japonesas: origami, mangá, shodô e tako (pipas japonesas). O ikebana será demonstrado pelo grão-mestre japonês Ikenobo.
Haverá apresentações de taiko, artes marciais, cosplayers, além de performances especiais de Letícia Sekito (dança contemporânea), Alice K (que apresentará seu espetáculo "Qioguem?!"), entre outros.
Ainda nos eventos paralelos, será realizada a mostra cinematográfica “Caminhos e Descaminhos”, com uma retrospectiva da diretora Tizuka Yamazaki. Também vai acontecer um ciclo de palestras reunindo nomes como: Jum Nakao (estilista), Monja Coen (zenbudismo), Luiz Dantas (japonismo), Sonia Luyten (mangá), Mari Kanegae (origami), Jun Sakamoto (culinária), Alice Ruiz (haicai) e Ken Yamazato (tako).
"Nippon – 100 anos de integração Brasil-Japão" tem consultoria geral do Instituto Cultural Brasil-Japão do Rio de Janeiro e apoio da Comissão do Rio de Janeiro para a comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil e do Consulado do Japão. A curadoria é de Denise Mattar. Veja imagens da exposição na nossa galeria de fotos e a programação completa no site oficial.
|
Informações
Nippon – 100 anos de integração Brasil-Japão
Onde:
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro
Quando:
De 27 de maio a 13 de julho. De terça a domingo, das 10h às 21h
Quanto:
Entrada gratuita
Contato:
Tel.: (21) 3808-2020
E-mail: ccbbrio@bb.com.br
Site: www.bb.com.br/cultura
|