Agenda › A Arte do Shippo no Espaço Cultural Fundação Japão
A Arte do Shippo no Espaço Cultural Fundação JapãoDe 30 de março a 18 de abril, no Espaço Cultural Fundação Japão, a exposição “A Beleza da Arte Japonesa Shippo - Arte Contemporânea de Esmaltação em Metal” traz diversas peças dessa arte refinada da cultura contemporânea japonesa. Serão cerca de 100 peças, entre quadros, esculturas, vasos e acessórios (colares, broches e brincos), com a técnica de esmaltação em metal. Artistas do grupo brasileiro Shippo Kazu e do Japan Shippo Conference (Nihon Shippo Kaigui) expõem suas obras. O shippo, também conhecido como “cloisonne”, é utilizado para a cobertura de superfícies metálicas. A técnica, segundo Kazuko Iwai, fundadora do grupo Shippo Kazu, confere ao metal maior durabilidade e resistência, se comparado às pinturas que utilizam tinta. Na indústria, a esmaltação em metal utiliza um tipo de esmalte diferente (por isso não se usa o nome shippo). Porém, tanto na arte como no mercado, o esmalte confere à peça um brilho que se iguala à combinação de sete jóias. Daí se origina o nome em japonês, shippo, que significa “sete jóias”.
A mostra contará também com vídeos e imagens que mostrarão as técnicas do shippo tradicional. Do Brasil, além de Kazuko, também expõem suas obras os artistas Ivelize Cabral, Junko Tanizaki e Tomoko Tanizaki, todos do grupo Shippo Kazu.
Participam também os japoneses Hissako Yamada, Hitomi Shimada, Kazuyuki Kaneko, Massako Kaneko, Mieko Tanaka, Miyoko Kawamata, Nobuko Taniwaki,Noriko Rokunohe, Reiko Niiyama, Sadao Yaguti, Sakie Takano, Shigueka Shibata, Toshie Miyakawa, Yoshiko Hassegawa, Yoshiko Saito e Yuko Furukawa.
Cosmos, de Reiko Niiyama Workshops
Conduzidos pela artista Kazuko Iwai, os workshops ocorrerão em três dias e terão vagas limitadas: 10 de março (13 vagas); 13 de março (14 vagas) e 16 de março (13 vagas). As inscrições precisam ser feitas no dia da abertura da exposição. No programa, algumas explicações sobre o shippo contemporâneo e a execução de uma peça na arte. |
InformaçõesA Beleza da Arte Japonesa Shippo - Arte Contemporânea de Esmaltação em MetalOnde: Espaço Cultural Fundação Japão Av. Paulista, 37, 1º andar, Jardins – São Paulo Quando: Exposição: de 30 de março a 18 de abril, das 12h às 17h Workshops: 10, 13 e 16 de abril, das 13h às 16h (as vagas são limitadas, as inscrições devem ser feitas no dia 29 de março, às 10h) Quanto: Entrada gratuita Contato: Tel.: (11) 3141-0843 Site: www.fjsp.org.br |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil