Agenda › Maquetes mostram detalhes de palácios e templos japoneses
Maquetes mostram detalhes de palácios e templos japonesesQuinze maquetes que reproduzem templos e palácios dos séculos 5 ao 17 fazem parte de uma exposição no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em São Paulo. As peças estão em um jardim japonês criado especialmente para a mostra. Elas pertencem ao Consulado Geral do Japão na cidade e a exposição, inaugurada em 6 de março, faz parte do calendário estadual para as comemorações da imigração japonesa.
Entre os destaques, está o santuário xintoísta Itsukushima, dedicado às deusas do mar, que se localiza na Província de Hiroshima. Também é nessa Província que fica o Genbaku Dome, ou Cúpula da Bomba Atômica, edifício que resistiu ao ataque de 1945 e que é preservado até hoje, em ruínas, na cidade reconstruída. Na maquete exposta no Palácio dos Bandeirantes, é possível ver que o cimento queimou e derreteu, deixando o esqueleto da estrutura de aço exposto.
O Castelo de Himeji (Patrimônio da Humanidade), o portal Shureinomon (que fica em Okinawa) e o templo de prata Ginkakuji, de Kyoto, também são retratados em miniaturas.
Além das maquetes, a exposição conta também com gravuras dedicadas aos “50 anos da Bomba de Hiroshima” (1945/1995), que reúne obras de artistas como Tomie Ohtake, Carla Petrini, Renina Katz e outros, doadas ao Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo em 1996. Há ainda cerca de 30 xilogravuras japonesas do século 17, que retratam os 50 anos em que duas cortes imperiais rivais lutaram pelo poder no Japão. São cenas de batalhas entre samurais. As obras também pertencem ao Acervo do Estado.
A exposição pode ser vista até 8 de junho. Todas as visitas são acompanhadas por monitores. A entrada é franca. |
InformaçõesExposição de Maquetes, Templos e Palácios JaponesesOnde: Palácio dos Bandeirantes - Avenida Morumbi, 4500 – Mezanino – São Paulo Quando: De 6 de março a 8 de junho. De segunda a sexta, das 10h às 17h (sempre em horas cheias). Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h (horas cheias). As visitas são acompanhadas por monitores Quanto: Entrada gratuita Contato: Tel.: (11) 2193-8282 Site: www.acervo.sp.gov.br |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil