Agenda › Exposição mostra a relação de Foujita, Kaminagai e Mori com o Brasil
Exposição mostra a relação de Foujita, Kaminagai e Mori com o BrasilAs relações de três artistas com a arte e com o Brasil é o tema de uma exposição que começa no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, em 11 de março. “Um Círculo de Ligações: Foujita no Brasil, Kaminagai e o Jovem Mori”, que tem o apoio da Fundação Japão, traz cerca de 90 obras e documentos dos japoneses Tsuguharu Foujita e Tadashi Kaminagai e do brasileiro Jorge Mori. A curadoria é de Aracy Amaral.
Foujita, um dos pioneiros a aplicar a técnica da pintura francesa a óleo na arte japonesa, veio para o Brasil na década de 30, expôs em São Paulo e no Rio e teve bastante contato com modernistas do Rio de Janeiro. Kaminagai começou como restaurador de objetos de arte em Paris e pintor de telas nas horas livres. Com a Segunda Guerra, foi obrigado a vir ao Brasil, onde entregou uma carta de recomendação assinada por Foujita a Cândido Portinari. Depois de se estabelecer como pintor, manteve ateliês no Japão, Brasil e França, até sua morte.
O brasileiro Jorge Mori nasceu em São Paulo. Conheceu Kaminagai e Foujita em Paris, onde foi aprender técnicas de pintura, mosaico e afresco. Aperfeiçoou-se nas artes copiando as obras clássicas no Museu do Louvre. Hoje, trabalha e mora em São Paulo.
Além de uma seleção de obras de Foujita e Kaminagai e da pouco conhecida fase inicial de produção de Mori (quando ele tinha entre 14 e 20 anos), “Um Círculo de Ligações” também traz documentos e desenhos assinados por Cândido Portinari, Ismael Nery e outros representantes do modernismo brasileiro que conviveram com Foujita. A mostra exibe ainda algumas molduras feitas por Kaminagai. A exposição fica em cartaz até 1º de junho e tem entrada gratuita. |
InformaçõesFoujita no Brasil, Kaminagai e o jovem Mori: Uma cadeia de ligaçõesOnde: Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo Quando : De 11 de março a 1º de junho, de terça a domingo, das 10h às 20h Quanto: Entrada franca Contato: Tel.: (11) 3113-3651/3113-3652 Site: www.bb.com.br/cultura |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil