Divulgação |
 |
|
Palestras na Caixa Cultural abordam a trajetória da cultura japonesa
No dia 27 de fevereiro, quarta-feira, a jornalista e atriz Mii Saki Tanaka fará uma palestra sobre telenovelas japonesas em São Paulo, na Caixa Cultural. O evento é parte do ciclo de debates "Meu Japão Brasileiro", que o espaço cultural promove para discutir várias áreas da cultura japonesa no Brasil.
A série de palestras teve início no dia 13 de fevereiro e acontece em semanas alternadas, às quartas-feiras, durante seis meses. Os eventos ocorrem sempre das 19h às 21h e a entrada é franca.
Entre os temas abordados, estão as telenovelas, os ataques atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki, o teatro, a dança e a ilustração japonesa, o cinema nipônico no Brasil, a identidade do nipo-brasileiro e a mistura das duas culturas. Confira a programação abaixo.
PROGRAMAÇÃO:
Fevereiro – A Migração das Imagens
Dia 27 – A jornalista e atriz Mii Saki Tanaka fala sobre as telenovelas japonesas, que ultrapassam a fronteira do Japão e fazem sucesso nos países do extremo Oriente e também na comunidade nipo-brasileira.
Março – Os Filhos do Átomo
Dia 5 – O pesquisador Marcos Reigota, a partir dos ataques atômicos de Hiroshima e Nagasaki, comenta sobre a cultura nipo-brasileira presente nas décadas de 60 e 70 nas cidades de Tupã e Promissão.
Dia 19 – Exibição do documentário Hibakusha-Herdeiros Atômicos no Brasil (2006) e bate-papo com o cineasta Mauricio Kinoshita.
Abril – O Corpo da Arte
Dia 2 – As influências brasileiras no teatro japonês é o tema da palestra de Darci Kusano, doutora em Artes Cênicas.
Dia 16 – As características e peculiaridades da Shunga, modelo de ilustração e de gravuras japonesas que exprime cenas eróticas e pornográficas, é o tema da palestra de Madalena Hashimoto, pesquisadora do Centro de Estudos Japoneses da USP.
Dia 30 – A artista plástica Cecília Saito fala sobre o shodô e sua prática no Brasil.
Maio – O Cinema Japonês no Brasil
Dia 14 – Lucia Nagib, professora de cinema mundial na Universidade de Leeds (Inglaterra), fala sobre a produção audiovisual japonesa desde os filmes de arte até os animes.
Dia 28 – Autora da dissertação Orientalismos no Cinema, Marcela Canixo fala sobre as diferenças da luz estourada do Cinema Novo e a luz obscurecida do cinema japonês clássico.
Junho – Desconstruções Culturais
Dia 11 – Exibição do curta Primavera (2007) em que se discute a identidade nipo-brasileiras dos nikkeis. Bate-papo com a cineasta Mirian Ou.
Dia 25 – A descoberta e transmissão da dança japonesa no Brasil é o tema da palestra de Christine Greiner, pós-doutora pela Universidade de Tóquio e pelo Centro Nichibunken de Kyoto.
Julho – Vários Japões
Dia 2 – Professor titular da ECA/USP, Almir Almas irá mostrar uma seqüência de vídeos que procuram usar, mostrar e reinventar diferentes possibilidades de combinações entre as culturas brasileira e japonesa.
|
Informações
Ciclo de palestras “Meu Japão Brasileiro”
Onde:
Caixa Cultural
Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
Quando:
De 13 de fevereiro a 2 de julho. Sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h
Quanto:
Entrada Gratuita, não há necessidade de fazer inscrição
Informações:
Tel.: (11) 3321-4400
Site: www.caixacultural.com.br
|